Vida idiota, by Diogo Oliveira & David Jose
by David Jose:
...o mundo que vivemos, montado como está, organizado comoe stá, não nos deixa saídas. aparentemente o que podemos fazer é mexes alguns pauzinhos para transformar nossas vidas idiotas em vidas menos idiotas. e então é isso que fazemos. há os que são inteligentes o bastante para fazer com que a vida menos idiota se torne uma vida "razoavelmente menos idiota', mas a idiotia nos acompanha, e nada de profundo podemos fazer. e por que?, por que aprendemos nas teorias sociológicas de nossas escolas ridículas que o mundo sempre foi assim? ou por que concordamos com a moral e a religião que insistem em dizer que o homem e a mulher são feitos do bem e do mal, e que temos que lutar pelo bem e afastar o mal? todas essas soluções, essas anlises me parecem superficiais. não pretendi ser duro ao analisar tuas propoistas, é que eu quero encontrar alguma saída. não para melhorar o sistema, entende? o sistema não é feito para todos. não aprendemos nenhuma ação sincera para fazer quando encontramos
pessoas em situação de miséria, não sabemos resolver nada humanamente. o capitalismo cria objetivos externos às nossas relações. blá, blá, blá, blá, é o que estou fazendo agora, blá, blá, blá, mas acho que se encontrarmos pessoas que tenham realmente uma vontade grande de mudar as coisas, uma genuína vontade, talvez possamos nos organizar, talvez, talvez. talvez, talvez, bla, bla, bla, blá
by diogo oliveira:
sentado aqui, na cadeira do laboratório de informática do instituto de geociências da UFMG (dizem, uma das melhores do Brasil, pais este destaque mundial no que se refere à desigualdade social e discriminação racial, à pobreza, à corrupção e ao futebol), li seu comentário idiota com um olhar idiota de um indivíduo de vida idiota que busca torná-la menos idiota. Creio que o primeiro passo para torná-la menos idiota é reconhecê-la como idiota. O que esse sistema quer é isso. Que tenhamos uma vida idiota e que acreditemos que temos a vida que o destino nos reservou, ou que Deus quis, ou que qualquer outro sujeito, exceto nós próprios, preparou para nós. Porem, me parece sombrio um quadro que mostre o que é viver sem idiotice. Compartilho sua idéia da idiotice. Mas, quem, na história da Humanidade, não teve uma vida idiota? Porque falar que ( salvo muitas ressalvas) o trabalhador antes do capitalismo tinha uma vida não idiota, é complicado. e´claro, hoje as pessoas tem uma vida bem mais idiota, mas isso é porque de um século pra cá um sistema econômico ( político, social,etc) percebeu que precisava dominar a maioria não somente nas leis, à força, nas crenças religiosas ou no carisma de um lider, mas "dominar sua mente". Nesse sentido, o século 20 se torna o século das ciêncais socias, das ciências que tentam entender o homem ( entender para dominar). O homem se torna sujeito de si mesmo. Surge a ideologia de massas, com a cultura de massas, comida de massas, musica de massas...como reflexo direto dum aspécto do sistema regente, a produção em série. Então, não é só produtos materias que são produzidos em séries, mas comportamentos, sentimentos, desejos, vontades ( coke), costumes,enfim uma cultura própria, uma cultura idiota, mesquinha e egoista, individualista.E aí digo, bienvenue au siéclé 21!
quem não é idiota???

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home